A estação de tratamento precisa de todos os componentes do sistema funcionando, a fim de manter o bom desempenho do conjunto e a qualidade final da água. Para isso, fazem-se necessárias algumas etapas como montagem correta, segurança dos equipamentos e manutenção preventiva, antes da ocorrência de algum erro, falha ou danificação.
Cabe aos profissionais de uma empresa especializada realizar operações como averiguar o desempenho dos equipamentos, de todas as partes:
- Captação
- Coagulação
- Floculação
- Decantação
- Filtração
- Cloração
Antes de começar a manutenção de Estação de Tratamento de Água (ETA) é importante levar em consideração a incumbência de uso, o modelo do sistema, a durabilidade e as informações da empresa fabricante quanto à necessidade e periodicidade de prevenir o conjunto de possíveis reparos.
Existem dois tipos de manutenção: a preventiva e a corretiva. Aplica-se a primeira para avaliar o desempenho do sistema, a fim de reduzir as chances de correções de emergência, diminuir os gastos, manter os equipamentos funcionando e aumentar a vida útil da estação de tratamento.
Agora, a segunda serve para resolver algum problema no sistema e faz-se necessário o conserto de maneira rápida, garantindo a segurança dos operadores.
O projeto de manutenção preventiva depende de um planejamento, visando com que todas as etapas sejam cumpridas e tudo ocorra de forma correta. Compreende o processo cerca de cinco ciclos:
- Escrever os pontos necessários para a manutenção;
- Saber como resolver os danos dos equipamentos;
- Definir previamente quando será feita a manutenção;
- Ter acesso às informações do fabricante disponibilizadas no momento da compra da ETA;
- Possuir as peças para manutenção corretiva.
É importante que a manutenção da estação de tratamento de água seja desempenhada de acordo com as instruções do fabricante. A dica é evitar os reparos antes mesmo da instalação. Como? Fazendo a montagem dos equipamentos de maneira exata, alcançando alto nível de desempenho e garantindo longa vida útil.
A limpeza do equipamento vai da possibilidade dos operadores, mas, principalmente, do modelo da estação de tratamento de água. Ela pode ser feita manualmente ou com instrumentos automatizados.
A manutenção preventiva desenvolve-se periodicamente para eliminar impurezas que ficam grudadas no fundo e nas paredes da estação de tratamento de água, sem precisar tirar o volume do líquido de dentro da ETA.
Como manter a qualidade da manutenção preventiva?
- Verificar constantemente o desempenho do sistema;
- Impedir a entrada de ar nas tubulações;
- Limpar e lavar os filtros para tirar as impurezas;
O operador responsável pela estação de tratamento de água consegue obter um serviço de manutenção ainda mais bem sucedido, se a qualidade for sempre analisada e os padrões forem mantidos de acordo com a utilidade de aplicação.